Como registrar uma marca na Espanha em 03 passos

Abaixo, discutiremos o processo de como como registrar uma marca e / ou nome comercial na Espanha, desde a investigação anterior até sua concessão final, incluindo recomendações importantes a serem levadas em consideração.

1ª Pesquisa da Marca que você deseja solicitar:

Antes de prosseguir com o pedido da Marca, o primeiro passo é realizar uma investigação das prioridades de registro para obter as Marcas idênticas ou similares já solicitadas ou concedidas, determinando assim a viabilidade de nosso registro. Você tem que usar as 3 bases de dados de marcas, ou seja, OEPM (marcas registradas na Espanha), EUIPO (marcas comerciais da União Européia ou Comunidade) e Marks internacional (com designação da Espanha), uma vez que todos têm efeito na Espanha e eles poderiam cancelar nosso pedido.

Recomendações:

  1. No caso de detectar marcas muito semelhantes, analise se elas são válidas e em qual epígrafe elas foram classificadas.
  2. Verifique se não existe proibição absoluta da Lei de Marcas.

2º Pedido de Marca pelo Escritório Espanhol de Patentes e Marcas (OEPM):

Devemos ser muito claros em qual classe / epígrafe vamos solicitar nossa marca. A candidatura é submetida eletronicamente no OEPM e preenchendo o formulário oficial. Juntamente com o aplicativo, você pode apresentar o logotipo da marca e reivindicar a proteção das cores que o identificam. Em seguida, as tarifas oficiais em vigor também são pagas eletronicamente.

Após o pagamento das taxas, o recebimento da apresentação de nossa Marca com o número de arquivo atribuído, a data, à hora e o minuto do registro são obtidos. Este número de arquivo será útil para qualquer procedimento que tenhamos que realizar com o OEPM.

Recomendações:

  1. É muito importante escolher as classes corretamente para obter a melhor proteção de nossa Marca e evitar possíveis oposições.
  2. Verifique se a denominação especificada corresponde exatamente àquela que aparece no logotipo.

3º Procedimento e Concessão:

Aproximadamente um mês após a apresentação da Marca, esta será publicada no Boletim Oficial da Propriedade Industrial (BOPI), permanecendo por 02 meses no caso de qualquer terceiro desejar exercer o direito de oposição. Isso geralmente acontece quando a marca solicitada é muito semelhante a uma marca válida anteriormente. Se ocorrer uma oposição, você terá que apresentar as alegações correspondentes para defender o pedido da sua marca. Caso não haja oposição a marca será concedida aproximadamente ao 5º mês desde sua solicitação. A SPTO enviará o Título de Propriedade da Marca com validade de 10 anos, renovável pelo mesmo período de tempo.

Recomendações:

  1. Vigilância: Verifique os bancos de dados para verificar se eles não solicitam uma Marca idêntica ou semelhante à sua, desde que você tenha um termo específico para poder apresentar a oposição contra os imitadores.
  2. Leve em consideração as datas nas quais você pode se inscrever para a Marca da Comunidade, mantendo suas datas de prioridade e renovação, para que sua Marca não expire.
Previous Entries Os 10 robôs com os quais você pode se apaixonar Next Entries Principais materiais utilizados para fabricar portas de qualidade